--Anúncio banner + links + tradutor

Este blog é destinado a pessoas que gostam de fazer arte e artesanato. Há mais de 400 passo a passos em pintura, fuxico, patchwork, feltro,... artes manuais de maneira geral. Na barra de links acima estão os índices fotográficos das postagens do blog.

Não é um blog de vendas. Aqui não se vende nada. É um blog para aprendizagem. O que aprendo coloco aqui para compartilhar com vocês. Você pode copiar os trabalhos, utilizar as fotos, desde que dê os devidos créditos para o ARTEMELZA através de um link. Leia a nossa licença para mais detalhes.

Seja muito bem-vindo e espero que goste do blog.

28 julho 2009

Um pouco de história da arte: Renascimento.

O Renascimento foi um movimento artístico, científico e literário que floresceu na Europa entre o período corresponde à Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (do século XIV ao XVI)

artista14 artista10                                                   desenhos de Leonardo da Vinci

A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. 
O homem renascentista trazia características racionalistas, individualistas, naturalistas, hedonistas (apego aos prazeres mundanos) e o  resgate de elementos da cultura greco-romana.

O Renascimento era dividido em três grandes fases correspondentes aos séculos XIV ao XVI.
O Trecento, o Quattrocento e o Cinquecento.

O Trecento (em referência ao século XIV) manifesta-se predominantemente na Itália, mais especificamente na cidade de Florença, pólo político, econômico e cultural da região. Giotto, Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca estão entre seus representantes. Características gerais: rompimento com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval - valorização do individualismo e dos detalhes humanos.

Abaixo um retrato de Giotto e algumas de suas pinturas.

Giotto Di Bondone3256433698_a665aa1a8d_o

Giotto di Bondone (1266-1337) foi um pintor e arquiteto italiano, introdutor da perspectiva na pintura, durante o Renascimento.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos com seres humanos de aparência comum. Esses santos, com ar humanizado, eram o mais importante das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura.
Giotto adotou a linguagem visual dos escultores, procurando obter volume e altura realista nas figuras em suas obras. Foi pioneiro na introdução do espaço tridimensional na pintura européia.

Giotto1Giotto3

Durante o Quattrocento (século XV) o Renascimento espalha-se pela península itálica, atingindo seu auge. Neste período atuam Masaccio, Mantegna, Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael e, no seu final, Michelangelo (que já prenuncia certos ideais anti-clássicos utilizando-se da linguagem clássica, o que caracteriza o Maneirismo, a etapa final do Renascimento). Os três últimos são considerados o "trio sagrado" da Renascença.
Características gerais: inspiração greco-romana (paganismo e línguas clássicas), racionalismo, experimentalismo.

Abaixo pintura de Masaccio .
Masaccio (1421-1428), estudioso de anatomia e responsável pela introdução das sombras e da perspectiva nas pinturas, criando a impressão de volume e de tridimensionalidade.

renascimento_masaccio_tribu

Abaixo: O nascimento de Venus – Sandro Botticelli
Sandro Botticelli (1444-1510), considerado o último dos pré-renascentistas, inspirou-se na mitologia da Antigüidade e associou a estética greco-romana ao universo religioso cristão.

renascimento_venus

 

No cinquecento, o renascimento torna-se no século XVI um movimento universal europeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadência. Ocorrem as primeiras manifestações maneiristas e a Contra Reforma instaura o Barroco como estilo oficial da Igreja Católica. Na literatura atuaram Ludovico Ariosto, Torquato Tasso e Nicolau Maquiavel. Já na pintura, continuam se destacando Rafael e Michelangelo.

renascenca

Na pintura renascentista as figuras eram dispostas numa composição estritamente simétrica, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitiram criar distâncias e volumes que pareciam ser copiados da realidade. Os temas a representar continuavam sendo de caráter estritamente religioso. Incluíram um novo elemento, a burguesia, que queria ser protagonista da história do cristianismo.

O artista do Renascimento não via mais o homem como simples observador do mundo que expressava a grandeza de Deus, mas via como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo era pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.

 

Os Artistas mais famosos do Renascimento:

Michelangelo (1475-1564), arquiteto, pintor e escultor, destaca-se por pinturas monumentais como o teto da Capela Sistina, no Vaticano.
Abaixo um desenho do rosto de Michelangelo e suas ferramentas de trabalho.

439px-Michelango_Portrait_by_Volterra6243650

A Pietá que fica no Vaticano, Davi e uma pintura com a técnica afresco (ou fresco) que está na Capela Cistina.

350px-Michelangelo's_Pieta_5450_cropncleaned450px-Michelangelos_David
adao

Rafael ou Raffaello Sanzio (1483 - 1520) é considerado o maior pintor do Renascimento, aliando a harmonia à dramaticidade e empregando cores, formas e volumes com equilíbrio.

 rafael00rafael_kobieta_z_jednorozcem_ok1505

Escola de Atenas

Curiosidades sobre a Escola de Atenas.

Nessa obra pintada por Rafael em 1509, em uma sala do Palácio do Vaticano, encomendada pelo Papa Júlio II, diversos filósofos gregos e não-gregos de diferentes épocas, além de vários cientistas, estão entretidos em animada conversação. Rafael representou, de forma idealizada e do ponto de vista renascentista, as mais importantes figuras da filosofia e da ciência do Mundo Greco-Romano.
Platão e Aristóteles, os dois filósofos gregos que mais influenciaram o pensamento ocidental, ocupam o centro do afresco e dominam toda a cena.
Platão, representado pela figura de Leonardo da Vinci, aponta para o céu com a mão direita, gesto que representa a "teoria das formas" (verdade inteligível - Pensamento). Ele segura sua obra Timaeus.
Aristóteles, discípulo dileto de Platão, gesticula também com a mão em direção à terra, o que representa a "percepção pelos sentidos" (verdade sensitiva), base de sua concreta teoria do conhecimento. Ele segura seu livro Ética.
Sócrates é representado à esquerda, vestido de verde, argumentando para um grupo. Diante dele, da esquerda para a direita, observamos: Xenofonte de Atenas, com uniforme militar;
Ésquines e Alcibíades, que segundo um dos diálogos de Platão, O Banquete, estava apaixonado pelo mestre.
Hipátia de Alexandria, a filósofa neoplatônica, está vestida de branco, logo abaixo do grupo de Sócrates. Próxima a ela está o pré-socrático Parmênides de Eléia, que olha para trás.
Heráclito de Éfeso era avesso ao convívio social, por isso é mostrado isolado, sentado na escadaria onde pensa e escreve. O rosto de Heráclito é representado, na verdade, pelo rosto de Michelangelo.
Euclides, que era matemático, é representado inclinando-se sobre uma lousa com um compasso na mão, demonstrando um de seus teoremas a um grupo de discípulos. Seu rosto é baseado no rosto de Donato Bramante.
Rafael também se pintou no afresco. Ele está à direita, quase fora de vista, com chapéu preto, olhando diretamente para quem observa a pintura. Ele está ao lado de seu amigo Sodoma.

2 

Leonardo da Vinci (1452-1519), pintor, escultor, arquiteto e cientista, perseguiu o objetivo de atingir a verdade através de experiências. Por esse motivo, encarava a obra de arte como um exercício, que era muitas vezes abandonado ao se definir uma solução. Dentre suas pinturas destacam-se A Santa Ceia, A Virgem dos Rochedos e A Gioconda (Mona Lisa).

Leonardo_self

Abaixo: Mona Lisa, Dama de Arminho, A virgem dos Rochedos e batalha Angliari.

retrato-da-monalisa-la-gioconda-leonardo-da-vinci-museu-do-louvre-parisda_vinci-dama_do_arminho
a-virgem-dos-rochedos
leonardo-da-vinci-the-battle-of-anghiari

A Mona lisa é o quadro mais famoso do mundo. 
Os renascentistas trabalhavam com as proporções do  retângulo áureo.
As regras da pintura eram muito rígidas. Tudo muito medido e calculado. Foi o período de maior rigor técnico da História da Arte.

MONALISAXXXYYYY
a escola de atenas
homem

Para ver mais postagens sobre este tema clique aqui
To view more posts on this topic click here

1 comentários:

Devido ao grande número de "SPAM" que tenho recebido, os comentários estão sendo moderados. Faça o seu comentário conforme instruções abaixo e aguarde a liberação.
Comente a respeito do que achou deste artigo, dúvidas, críticas, sugestões...
Por favor, solicito não comentar sobre pedidos de ajuda, doações, correntes, caridade ou qualquer outro assunto não relacionado com o conteúdo do blog.
Obrigada.