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12 fevereiro 2009

COMO LEONARDO DA VINCI PREPARAVA SUA TELA | HOW LEONARDO DA VINCI USED TO PREPARE HIS SUPPORT

- "A madeira deverá ser de cipreste ou pereira ou daquela que dá a sova ou nogueira, e tu a revestirás de almécega e de terebentina destilada duas vezes e de alvaiade ou antes de cal; em seguida, coloca-a num caixilho para que possa inchar e se reduzir segundo o grau de umidade. Depois, cobre-a com uma dupla ou tríplice solução de arsênico ou de sublimado corrosivo em álcool. Reveste-a, em seguida , de óleo de linho fervido, para fazer com que penetre em toda a sua extensão e, antes que esfrie, esfrega o painel com um pano para que pareça seco; aplica em seguida verniz líquido e lápis de cerusa, depois lava-a com urina, quando estiver seco. Por fim, pule com pedra-pomes e traça finalmente teu desenho. Depois, cobre-o comum revestimento de trinta partes de verdete, e com uma camada composta por uma parte de verdete e duas de amarelo".
- Leonardo obtinha assim uma superfície lisa como o mármore.
Livro: Bramly, Serge. Leonardo da Vinci (biografia),Rio de Janeiro. Imago ed.,1989

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- "The wood should be cypress or pear or that gives a dusting or walnut, and you take the putty and the turpentine twice distilled and white or lime before, then put it in a frame so you can swell and the second to reduce the moisture content. Then cover it with a double or triple solution of arsenic or corrosive sublimate in alcohol. It the then boiled flax oil, to which penetrates across its extension, and before it cooled down, rub the panel with a cloth that looks dry, then apply liquid varnish and pencil to ceruse, then wash it with urine when it is dry. Finally, jump with pumice and finally outlines your drawing. Then the common copper-coating of thirty parts of verdigris, and a layer composed of a part of verdigris and two of yellow. “
- Leonardo thus obtained a smooth surface such as marble.
Book: Bramly, Serge. Leonardo da Vinci (biography), Rio de Janeiro. Imago ed., 1989

(Translation by Google)

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