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12 fevereiro 2009

Como preparar a tela para a pintura | How to prepare the canvas for painting

Antes de dar início a pintura precisamos preparar a tela ou o objeto a ser pintado. Essa preparação chamamos de PRIMER.
Primer é o protetor da pintura contra os fungos, as alterações na cor e neutralizador do fundo da pintura.
É uma solução isolante.
Alguns suportes para a pintura se constituem de fibras vegetais e celuloses. Esta celulose, de acordo com sua concentração, pode reagir com os componentes da tinta (aglutinante, pigmento e veículo) ocasionando alterações na cor, desprendimento das camadas e fungos. Para proteger a pintura desses efeitos usa-se aplicar sobre o suporte uma solução isolante a qual chamamos fundo protetor, base ou primer.
A composição da base deve ser semelhante à composição das tintas que você vai utilizar. Algumas fórmulas se adaptam a todas as técnicas. As telas industrializadas já são preparadas com fundo isolante. Existem fórmulas para a preparação de bases isolantes que são mais seguras que as industriais e vão servir para os suportes que fabricamos como alternativa. Por exemplo, em papelão, eucatex, madeira, MDF, cerâmica, plástico, metal....

As bases para a pintura devem ser aplicadas no máximo em 3 camadas, esperando sempre secar uma, para passar a outra demão.

Fórmulas:
1.
- Tinta de parede branco neve - 1 parte
- água - 3 partes

2.
- (PVA) branco neve - 2 partes
- cola branca cascorez rótulo azul - meia parte
- água - 2 partes
Esse primer é o mais utilizado. A primeira camada que você der na tela, coloque um pouquinho mais de água (meia parte). A segunda e a terceira coloque menos água.

3.
- cola branca - 100 g
- água - 1 litro
- branco de zinco(pigmento) - 10%

4.
Os antigos utilizavam essa:
- água - 1 litro
- gelatina em folha - 100gr
- gesso - 600gr
Derreter a gelatina na água quando esta estiver morna e acrescentar o gesso.

5.
Essa é bem antiga também, porém mais maleável.
- água - 1 litro
- gelatina - 50gr
- branco de zinco (pigmento) - 10%
- gesso - 1%
- glicerina - 100ml
Derreter a gelatina em água morna, colocar o pigmento, o gesso e a glicerina. Misturar tudo e dar pinceladas na tela.

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Before beginning the painting we need to prepare the canvas or the object to be painted. This preparation is called PRIMER.

PRIMER is the protection of the painting against the fungi, against color changes and a neutralizer for the background of the painting. It is an insulation solution.

Some media for painting are considered vegetable fiber and cellulose. This pulp, according to their concentration, can react with the components of the ink (binder, pigment and solvent) causing changes in color, shedding the layers and fungi. To protect the paint against these effects we use a solution that we call insulation protection, base or primer.

The composition of the base should be similar to the composition of the paint you will use. Some formulas are adapted to all techniques. The industrial media are already prepared with insulation base. There are formulas for the preparation of the insulating bases that are safer than the industrials for the support we prepare ourselves. For example, on paper, “eucatex”, wood, MDF, ceramic, plastic, metal....
The bases for the paint should be applied in a maximum of 3 layers, always waiting to dry before applying the next layer.

Formulas:
1.
- Wall ink color “white snow” – 1 share.
- Water - 3 shares

2.
- (PVA) white snow - 2 shares
- White PVA glue blue label - half share.
- Water - 2 shares.
This primer is the most used. For the first layer put a little bit more water (half part). For the second and third layer use less water.

3.
- White glue - 100gr
- Water - 1 liter
- Zinc white (pigment) - 10%

4.
The former painter use this:
- Water - 1 liter
- Gelatin leaf - 100gr
- Plaster - 600gr
Melt the gelatin in warm water and add the plaster.

5.
This is quite old too, but more malleable.
- Water - 1 liter
- Gelatin - 50gr
- Zinc white (pigment) - 10%
- Plaster - 1%
- Glycerin - 100ml
Melt the gelatin in warm water, place the pigment, the plaster and glycerin. Mix everything and paint the canvas.

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(Translation by Google)

Leonardo da Vinci

 
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COMO LEONARDO DA VINCI PREPARAVA SUA TELA | HOW LEONARDO DA VINCI USED TO PREPARE HIS SUPPORT

- "A madeira deverá ser de cipreste ou pereira ou daquela que dá a sova ou nogueira, e tu a revestirás de almécega e de terebentina destilada duas vezes e de alvaiade ou antes de cal; em seguida, coloca-a num caixilho para que possa inchar e se reduzir segundo o grau de umidade. Depois, cobre-a com uma dupla ou tríplice solução de arsênico ou de sublimado corrosivo em álcool. Reveste-a, em seguida , de óleo de linho fervido, para fazer com que penetre em toda a sua extensão e, antes que esfrie, esfrega o painel com um pano para que pareça seco; aplica em seguida verniz líquido e lápis de cerusa, depois lava-a com urina, quando estiver seco. Por fim, pule com pedra-pomes e traça finalmente teu desenho. Depois, cobre-o comum revestimento de trinta partes de verdete, e com uma camada composta por uma parte de verdete e duas de amarelo".
- Leonardo obtinha assim uma superfície lisa como o mármore.
Livro: Bramly, Serge. Leonardo da Vinci (biografia),Rio de Janeiro. Imago ed.,1989

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- "The wood should be cypress or pear or that gives a dusting or walnut, and you take the putty and the turpentine twice distilled and white or lime before, then put it in a frame so you can swell and the second to reduce the moisture content. Then cover it with a double or triple solution of arsenic or corrosive sublimate in alcohol. It the then boiled flax oil, to which penetrates across its extension, and before it cooled down, rub the panel with a cloth that looks dry, then apply liquid varnish and pencil to ceruse, then wash it with urine when it is dry. Finally, jump with pumice and finally outlines your drawing. Then the common copper-coating of thirty parts of verdigris, and a layer composed of a part of verdigris and two of yellow. “
- Leonardo thus obtained a smooth surface such as marble.
Book: Bramly, Serge. Leonardo da Vinci (biography), Rio de Janeiro. Imago ed., 1989

(Translation by Google)