--Anúncio banner + links + tradutor

Este blog é destinado a pessoas que gostam de fazer arte e artesanato. Há mais de 400 passo a passos em pintura, fuxico, patchwork, feltro,... artes manuais de maneira geral. Na barra de links acima estão os índices fotográficos das postagens do blog.

Não é um blog de vendas. Aqui não se vende nada. É um blog para aprendizagem. O que aprendo coloco aqui para compartilhar com vocês. Você pode copiar os trabalhos, utilizar as fotos, desde que dê os devidos créditos para o ARTEMELZA através de um link. Leia a nossa licença para mais detalhes.

Seja muito bem-vindo e espero que goste do blog.

07 novembro 2011

Guirlanda de Fuxico.

 

As histórias sobre guirlanda são muitas. Uma delas nos conta que através do amor que impregnamos ao fazer uma guirlanda, o anjo de cada um de nós abre as portas e caminhos para os nossos sonhos. É um símbolo de prosperidade, evolução e recomeço.

 

Para fazer a guirlanda de fuxico você vai precisar de meio metro de tecido e alguns retalhos com motivo de Natal, enchimento e enfeites do seu gosto.
Você vai recortar 20 círculos de 16,5 cm de diâmetro, 16 ou mais círculos de 8 cm de diâmetro, 16 ou mais círculos de 4 cm de diâmetro.

DSC03384

 

Comece alinhavando o círculo maior e depois puxando um pouco a linha.

DSC03350DSC03351

 

Coloque enchimento para que o fuxico fique bem firme.
Termine a costura.
Dependendo do tecido aparece um pouco o enchimento na costura. Para esse acabamento você pode fazer um fuxico menor e costurar no centro ou unir as costuras de forma que não apareça o enchimento. Ou deixar como está pois quando colar o outro fuxico não aparece o enchimento.

DSC03352DSC03354

 

Ao total você vai fazer 20 fuxicos com enchimento. 
Quatro a menos que a foto.

DSC03355

 

Faça os fuxicos menores sem colocar enchimento. O de 4 cm faça uma florzinha.
Faça um diferente para arrematar o laçarote da fita.

DSC03357DSC03358

 

Faça um laço bem bonito e escolha um enfeite para dar um charme.

DSC03359DSC03360

 

Pegue uma agulha com uma linha bem forte.
Usei a de bordado dupla.
A linha tem que ser bem comprida. Um pouco mais de 1 metro fica bom.

DSC03361

 

Introduza a agulha com a linha de um lado para o outro nas laterais do fuxico.
Faça dessa maneira em todos os fuxicos.

DSC03362DSC03363
DSC03364DSC03365

 

Depois aperte bem a linha e dê diversos nós para ficar bem firme e não soltar.
Nessa hora é necessário pedir ajuda a alguém pois a guirlanda tem que ficar bem firme.
Você pode usar qualquer lado da guirlanda. Eu escolhi o que tem mais pregas.

DSC03366DSC03367

 

Pegue um outro pedaço de linha e amarre num dos fuxicos. Depois passe 3 fuxicos e amarre a outra ponta da linha.

DSC03375DSC03376
DSC03377DSC03378

 

Veja…amarre num dos fuxicos…passe 3 e amarre do outro lado.
Dessa maneira o fuxico não envergará ao ser colocado na porta.

DSC03379

 

Agora comece a enfeitar com os fuxicos menores. Faça do seu jeito. Se desejar coloque fuxico em toda a volta da guirlanda.

DSC03368DSC03370

 

Eu deixei um espaço para colocar o enfeite e o laço.

DSC03382

 

Colei tudo com cola quente.

DSC03383

 

Ao final…ficou assim.

DSC03372DSC03371

 

Guirlanda prontinha para o Natal.

DSC03384

Outra maneira de usar os fuxicos é introduzir a linha pelo centro….acho que não fica tão bonito como nas laterais…mas isso é questão de gosto ….faça como desejar…afinal o anjo é seu…o sonho também…

DSC03331DSC03374




mais enfeites….

artemelza - presepio de fuxico

Presépio de fuxico

O presépio é uma referência cristã que remete o nascimento de Jesus numa gruta em Belém. A tradição católica diz que o presépio surgiu em 1223 quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos e vários outros animais. Nesse cenário, foi celebrada a Missa de Natal.

 
artemelza - cobre panetone

Patch - cobre panetone | panettone cover

Há diversas maneiras de fazer esse cobre panetone. A maneira do passo a passo de hoje é a que acho mais simples.

There are several ways to do this panettone cover. The way of today's tutorial I think is the simplest.

 
artemelza - enfeite de natal

Um molde, dois enfeites de Natal | One mold, two Christmas ornaments.

Com um só molde podemos fazer diversos enfeites para a árvore de natal. No passo a passo de hoje temos uma rena e um boneco de neve para enfeitar sua árvore de Natal...
With a single mold we can make various decorations for the Christmas tree. In the step by step today we have a reindeer and a snowman to decorate your Christmas tree...


Veja os índices fotográficos do blog | See the blog photographic indexes
artesanato | crafts             fuxico | yo-yo           feltro | felt            patchwork
natal | christmas          páscoa | easter           pintura | painting
pintura figurativa | figurative painting           pintura abstrata | abstract painting

25 comentários:

  1. Hola Maria! Muy buena idea y muchas gracias por tus explicaciones:)
    un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Oi Elza,

    Seu blog é um encanto, sempre um trabalho muito lindo!
    Obrigada por partilhar tanto com a gente!

    Boa Semana!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Simples, e bela. Mais uma vez você arrazou. Um abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Sua guirlanda de fuxicos ficou deslummmmbrante! Amei o resultado e o passo a passo... Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. bom dia Maria Elza, adorei a guirlanda, aliás todo seu trabalho é muito bonito, sempre estou dando uma olhada, vou tentar fazer a guirlanda,com carinho

    ResponderExcluir
  6. Com certeza vou mudar a minha guirlanda, esse ano eu mesma vou fazer...he he he

    Parabéns seus trabalhos, são lindos!

    http://atelielaternura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Elza! Que encanto de guirlanda, obrigada por compartilhar! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi amiguinha.
    Ficou maravilhosa sua guirlanda. Ainda mais que adoro um fuxico, rsrsrs.
    Devo ir a JF no final de novembro, se estiver por aí, podemos marcar um Chá das 5, o que acha? k
    Bjos: tia Ném.

    ResponderExcluir
  9. eu sou uma amante do fuxico e todos os trabalhos que você faz :)

    a grinalda está linda, adorei. Gosto especialmente de como você de coisas simples como é o fuxico faz trabalhos tão maravilhosos. Sou mesmo fã dos seus trabalhos.

    beijinhos grandes para você

    ResponderExcluir
  10. Elza,adorei a guirlanda de fuxico,sabe eu estou montando uma casa de boneca então vou no passo a passo desta sua guirlanda,só que em miniatura,hehe.obrigada mais uma x.Querida,mesmo vc morando em Juiz de Fora estará mais perto,agora de minha filha pois ano que vem ela vai morar no Rio de Janeiro,passou na Efon.Pois é,um filho em Barbacena,outra em Recife,agora mais outra no Rio.Tenho que " FAZER ARTE PARA ESQUECER A SAUDADE",HEHE.Bjs de Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria Elza, tudo bem com voce?

    Sua guirlanda está a coisinha mais linda, adorei

    Alíás os seus trabalhos são por mim muito admirados, e também o jeito que voce compartilha
    com todos.

    Parabéns com Louvor

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  12. boa noite meu nome e simone moro em recife e adorei sua guirlanda de natal ja vou começar afazer mas gostaria de saber quando custa uma guirlanda de fuxico para eu poder vender meu imeio e do meu marido q o meu msn estar com problemas.roni.chico@hotmail.com abraços simone

    ResponderExcluir
  13. Olá querida, estou sempre acompanhando seus trabalhos, são ideias que nos fazem amar o artesanato, você é uma inspiração para nós. Vou ganhar mais um netinho o Theo, fiz uns mimos para o quatinho dele e do irmãozinho Pedrinho breve postarei para você ver. Um beijo grande. Estou apredendo hoje suas dicas para o Natal.

    ResponderExcluir
  14. Oi, estou encantada com seu blog! Tem muitas coisas úteis né? Te seguindo bjx e t+

    tecasenanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. gente,tô fazendo tanta coisa,já estou conseguindo até vender,adoro artesanato,demaissss... PARABÉNS
    Tânia Fuster

    ResponderExcluir
  16. Oi querida, adorei a Guirlanda e acabei de fazer uma, obrigada mais uma vez por compartilhar conosco estas maravilhas, gd abraço.
    Fabiani

    ResponderExcluir
  17. Melza seu blog é demais, com muitas idéias e passos a passos, tudo muito bem explicadas.
    Eu coloquei algumas idéias sua no meu blog, deixando muito bem claro de quem são os créditos, caso você não concorde com isto, é ó me avisar que retiro tudo.
    Por enquanto quero deixar os meus parabéns.
    abraços
    Patricia
    p.s. caso queira me visitar meu blog é www.mp-criacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. ADORO TUDOS OS ARTESANATOS QUE VOCÊ POST ESTE BLOG É UM ESPETACULO. PARABÉNS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Maria Elza, que trabalho bonito, adorei, vou fazer para este Natal, esta muito bem explicado, parabéns!
    Faço artesanato também, estou aprendendo sózinha pela internet e televisão, fiz varias coisa para dar de ´presente este ano, as pessoas adoraram.
    Obrigada pela auala.
    beijos!
    Eliane
    04/01/2012

    ResponderExcluir
  20. Parabéns todo seu trabalho é muito lindo e caprichoso , estou encantada.
    Obrigada por dividir seu talento.
    Um abraço
    Martha Coelho

    ResponderExcluir
  21. Adorei estes paps. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  22. Fiz uma linda guirlanda, decorada com a sagrada família de fuxico que vi em seu blog.

    ResponderExcluir

Devido ao grande número de "SPAM" que tenho recebido, os comentários estão sendo moderados. Faça o seu comentário conforme instruções abaixo e aguarde a liberação.
Comente a respeito do que achou deste artigo, dúvidas, críticas, sugestões...
Por favor, solicito não comentar sobre pedidos de ajuda, doações, correntes, caridade ou qualquer outro assunto não relacionado com o conteúdo do blog.
Obrigada.