--Anúncio banner + links + tradutor

Este blog é destinado a pessoas que gostam de fazer arte e artesanato. Há mais de 400 passo a passos em pintura, fuxico, patchwork, feltro,... artes manuais de maneira geral. Na barra de links acima estão os índices fotográficos das postagens do blog.

Não é um blog de vendas. Aqui não se vende nada. É um blog para aprendizagem. O que aprendo coloco aqui para compartilhar com vocês. Você pode copiar os trabalhos, utilizar as fotos, desde que dê os devidos créditos para o ARTEMELZA através de um link. Leia a nossa licença para mais detalhes.

Seja muito bem-vindo e espero que goste do blog.

09 janeiro 2014

Artesanato de Tiradentes

 

Tiradentes é uma cidade turística de Minas muito encantadora.
Das que conheço é a minha preferida. Apesar das ladeiras dá para conhecer a cidade a pé. Muito artesanato…para nós que adoramos, é um passeio para descansar e aprender…
Com seus lindos casarios nos remete a história de nosso país…histórias distantes que nos orgulham…mesmo chegando a conclusão que tem muita invenção…rsrsrs
O meu interesse maior é mostrar para vocês o artesanato local, que é muito rico e original.

DSC01561


O artesanato de Tiradentes é muito diversificado. Tem um pouco de tudo. Mas o que chama mais atenção são os trabalhos feitos em madeira e ferro.  

ml-n-paneleiro
B07972
arte-nossa-00

 

A foto abaixo é do centro da cidade onde tem muitas lojinhas.

DSC01427DSC01549

 

São lojas, uma ao lado da outra, com muitas opções de compras…subindo a ladeira os preços melhoram…rsrsrs…se for comprar algo é bom andar e fazer pesquisa de preço, pois há uma diferença enorme de preço de uma loja para outra.
Não achei o artesanato muito caro…o preço normal que estou acostumada ver nas feiras em que vou…

DSC01550

 

Essa é a praça central…uma delícia de cidade que parece que o tempo não passa…para descansar é muito bom…tem passeios incríveis para quem gosta de esportes radicais ou não.

DSC01412
DSC01422
DSC01415

 

Uma característica do artesanato de Tiradentes é a galinha d’angola. Eles usam a imagem da galinha em quase tudo, pintura, cabaça, escultura…
Tentei descobrir o porque de tanta galinha d’angola.
Uma das explicações que tive é que tinha muita galinha d’angola na região …em todo lugar só se via a galinha d’angola…então os artesãos tomaram posse da galinha para o artesanato.
É assim que nasce o artesanato em qualquer cidade.
Uma coisa que tem em abundância na sua cidade, vira artesanato local…e geralmente muito rico, como é o caso da galinha d’angola em Tiradentes.

galinha_dangola-90716galinha-d-angola-30-cm

 

Interessante também são as namoradeiras que a gente vê em muitas casas.
São feitas em gesso, barro ou madeira.

DSC01570
3Namoradeiras-de-Minas-Gerais

 

Interessante o que os artesãos de São João del Rei fizeram … uma mini colher de pau, a namoradeira feita em massa fria…a bandeirinha do Brasil e de Minas.

DSC01609

 

Visitando São João del Rei
… o artesanato é praticamente o mesmo…também as cidades são bem próximas, não tinha como não ser…consegui tirar fotos de uma loja perto da igreja matriz.
Muita coisa bonita…

DSC01512
DSC01514DSC01513
DSC01515
DSC01517DSC01516
DSC01518

 

Também estive no distrito de Bichinho, que só tem artesanato, a 7km de Tiradentes.
Para mim foi uma decepção…esperava tudo com preço mais baixo que Tiradentes. …não vi diferença nos preços… É mais difícil de andar nas lojas, pois uma é distante da outra, tem que entrar no carro toda hora.

DSC01576

 

Outras lojinhas em Tiradentes…essas são perto da matriz. 

DSC01572
DSC01575DSC01571
DSC01573DSC01574
 
Curiosidades:
Em Minas tem muitas casas com eira e beira….
Veja como se constrói a eira e beira nos tempos atuais…coloca uma telha ao lado da outra, amarra com arame…o  difícil é fazer os cantinhos, diz o dono da casa que está sendo construída. Imagino que não era dessa maneira que as casas antigas eram feitas…
DSC01600DSC01601



Móvel com reaproveitamento de madeira…observem que a parte de cima do armário eram janelas…

DSC01591



Ladrilho hidráulico como tapete.
Detalhe do corredor da pousada em que fiquei.

DSC01532
DSC01531

 

Detalhe das galinhas na porta da cozinha (conhecemos esse trabalho)…

DSC01592



Abajur de flor seca….base de madeira, amarradinhos de flor seca, preso com sisal.

DSC01582DSC01580DSC01583
DSC01581DSC01584

 

Finalizo com esse leão em madeira…lindo!
Veja que trabalho magnífico…o leão tem mais de 1,50cm de altura e mais de 3 m de comprimento. Quase comprei, rsrsrsr… custa só R$ 79.000,00 (Us$ 33.000).

DSC01604
DSC01606
DSC01605DSC01607


Final de semana proveitoso….muito artesanato…muito casario…muita comida boa…deu até vontade de pintar casario de novo…



Se quiser fazer galinhas…

artemelza - galinha d'angola

Galinha d’angola

Podemos ficar inventando mil coisas com fuxico.  Coelho, abelha, joaninha, borboleta, galinha d’angola... Muito fácil de fazer…

 
artemelza - galinhas

Aproveitamento de retalhos - galinha

Uma coisa que sempre me preocupa é o que fazer com os retalhos que sobram dos artesanatos...

 
artemelza - porta saco frango depenado

Porta saco frango depenado.

Sacolinhas plásticas são boas para colocar o lixo da casa. Mesmo estando proibidas em algumas cidades muita gente ainda utiliza essas sacolas.

Para guardar as sacolas há uma infinidade de modelos de puxa saco. O modelo que escolhi é um franco sem as penas, ou seja, um frango depenado.


Veja os índices fotográficos do blog | See the blog photographic indexes
artesanato | crafts             fuxico | yo-yo           feltro | felt            patchwork
natal | christmas          páscoa | easter           pintura | painting
pintura figurativa | figurative painting           pintura abstrata | abstract painting

25 comentários:

  1. Oi, adorei conhecer um pouco mais sobre a cidade. Tenho planos para conhecer algumas cidades de Minas. Quem sabe esse ano ainda. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Conheço Tiradentes e amo de paixão. Tenho muitas fotos de lá e de São João Del Rei. O artesanato é lindo e a comida, maravilhosa. as fotos me deram saudades.

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço Tiradentes.... é simplesmente maravilhoso... já fui 2x e tenho vontade de voltar!!! Dá vontade de comprar tudooo....

    Parabéns pelo post! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Sou mineira de BH e amo minha terra. Meu pai nasceu em Tiradentes e minha mãe em São João D'El Rey. Passei muitas férias nas duas cidades. Suas fotos me trouxeram muitas saudades. As duas cidades cresceram muito, mas não perderam a identidade. Adoro. E o artesanato, este não tem defeito. Adoro fuxicos, sou fuxiqueira mineira, com muito orgulho! Obrigada por me trazer tão lindas lembranças. Bjks. iaiá Arteira

    ResponderExcluir
  5. Maria Elza, querida

    Não conheço Tiradentes. Mais obrigada por nos mostrar um pouco de tanta beleza

    Adorei tudo

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por esta cidade, pela simplicidade, pela pureza acho esta cidade a mais linda que já vi e tudo nela e lindo principalmente o artesanato, obrigada por me trazer tanta coisa linda que vi e passei nesta cidade,bjs

    ResponderExcluir
  7. Minas é isso tudo e muito mais!É cada cidadezinha mais linda e aconchegante que a outra,um paraíso!Sou mineira,nasci em BH,mas o interior é como minha 2ª casa:natureza farta,pessoas sempre com um sorriso no rosto,e um cafezinho prá oferecer...Ah,trem bão!

    ResponderExcluir
  8. Moro em Belo Horizonte e fui a Tiradentes quando era criança.Já está na minha lista de lugares para voltar a passear em 2014.Fiquei apaixonada com aquelas flores nos vasos (aquele monte) tem aqui no blog como fazer?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Roberta....as flores são de madeira...não trabalho com madeira...em algumas lojas vendem somente as flores para vc montar em trabalhos...é bem baratinho...não comprei pois, deixei para o domingo e as lojas fecham à noite.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela "visita" que fez a essas cidades tão lindas que dificilmente poderei conhecer. Parecia que eu estava lá. Sua descrição foi perfeita. Sua visita foi a minha visita. Adorei tudo, principalmente as flores.
    Um grande abraço,

    Eneida

    ResponderExcluir
  11. Que viagem maravilhosa!!!
    Tudo muito lindo e explicado, obrigada Elza!
    Adorei o abajur de flores secas!
    Xerocas carinhosas
    Go

    ResponderExcluir
  12. Oi Elza,
    Eu amo Tiradentes. É uma cidade linda e ainda tem a Serra de São José que dá um clima especial à região. Eu acho Tiradentes meio caro $$$$. Tanto o artesanato, quanto restaurantes e pousadas, mas sempre estou passeando naquela região por não conseguir ficar longe muito tempo. rsrsrs No quesito artesanato acho que uma opção um pouco mais em conta é a cidade de Resende Costa. Tem um comércio de artesanato focado principalmente na tecelagem e nos produtos de tecido. E São João Del Rei tbm tem peças de estanho lindas demais. Mas apesar dos preços a região vale a pena ser conhecida pelo valor histórico.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Que lugar lindo!!! Parece muito tranquilo, inspirador para belas artes mesmo! Adorei sua postagem, obrigada por nos presentear com ela. bjssssss

    ResponderExcluir
  14. Quantas fotos lindas! Seu blog e maravilhoso parabéns e sucesso.
    Estou lhe seguindo, gostaria se puder, siga-me de volta, pode ser? Beijos.
    http://fotosemagrecendosimplesassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. GRANDES SAUDADES DA MINHA TERRA AMADA SÃO JOÃO DEL REI E DE TIRADENTES , TERRA ADORADA , TERRA DO DESCANSO DA COMIDA MINEIRA QUE É TÃO DELICIOSA , DO ARTESANATO ....
    TERRA DAS VERTENTES !!!!
    QUE SAUDADES !

    ResponderExcluir
  16. Qué encantador lugar, y sus artesanías son maravillosas.

    ResponderExcluir
  17. oi amiga só passei pra te desejar um Feliz ano 2014, espero que nossa amizade dure muitos anos,kkkk queria que você enviasse seu endereço de email pra mim
    ( roseanelopes35@yahoo.com )
    Roseane Lopes fica com Deus

    ResponderExcluir
  18. Obrigada por compartilhar conosco sua viagem, foi tudo um grande encantamento.
    Deus te conserve em sua Graça...
    Abraços .
    Sandra Reti, de Bauru S.P.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por compartilhar conosco sua viagem, foi tudo um grande encantamento.
    Deus te conserve em sua Graça...
    Abraços .
    Sandra Reti, de Bauru S.P.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada por compartilhar sua viagem conosco, foi simplesmente um encantamento...
    Deus te conserve em sua Graça e te abençoe sempre, com muita saúde e paz...
    Abraços querida Elza.

    ResponderExcluir
  21. Já fui a São João Del Rei e Tiradentes há vinte anos atrás,e adorei rever lugares onde fui muito feliz.Parabéns pelas boas lembranças

    ResponderExcluir
  22. Como faço para comprar uma galinha de angola,moro em manaus
    você tem o watsap dos artessão de tiradentes.
    caso tenha pode mandar para meu E-mail elso_me@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Que linda, amo artesanato, minha paixão...quero conhecer....fiquei apaixonada..

    ResponderExcluir

Devido ao grande número de "SPAM" que tenho recebido, os comentários estão sendo moderados. Faça o seu comentário conforme instruções abaixo e aguarde a liberação.
Comente a respeito do que achou deste artigo, dúvidas, críticas, sugestões...
Por favor, solicito não comentar sobre pedidos de ajuda, doações, correntes, caridade ou qualquer outro assunto não relacionado com o conteúdo do blog.
Obrigada.