--Anúncio banner + links + tradutor

Este blog é destinado a pessoas que gostam de fazer arte e artesanato. Há mais de 400 passo a passos em pintura, fuxico, patchwork, feltro,... artes manuais de maneira geral. Na barra de links acima estão os índices fotográficos das postagens do blog.

Não é um blog de vendas. Aqui não se vende nada. É um blog para aprendizagem. O que aprendo coloco aqui para compartilhar com vocês. Você pode copiar os trabalhos, utilizar as fotos, desde que dê os devidos créditos para o ARTEMELZA através de um link. Leia a nossa licença para mais detalhes.

Seja muito bem-vindo e espero que goste do blog.

12 fevereiro 2009

Como preparar a tela para a pintura | How to prepare the canvas for painting

Antes de dar início a pintura precisamos preparar a tela ou o objeto a ser pintado. Essa preparação chamamos de PRIMER.
Primer é o protetor da pintura contra os fungos, as alterações na cor e neutralizador do fundo da pintura.
É uma solução isolante.
Alguns suportes para a pintura se constituem de fibras vegetais e celuloses. Esta celulose, de acordo com sua concentração, pode reagir com os componentes da tinta (aglutinante, pigmento e veículo) ocasionando alterações na cor, desprendimento das camadas e fungos. Para proteger a pintura desses efeitos usa-se aplicar sobre o suporte uma solução isolante a qual chamamos fundo protetor, base ou primer.
A composição da base deve ser semelhante à composição das tintas que você vai utilizar. Algumas fórmulas se adaptam a todas as técnicas. As telas industrializadas já são preparadas com fundo isolante. Existem fórmulas para a preparação de bases isolantes que são mais seguras que as industriais e vão servir para os suportes que fabricamos como alternativa. Por exemplo, em papelão, eucatex, madeira, MDF, cerâmica, plástico, metal....

As bases para a pintura devem ser aplicadas no máximo em 3 camadas, esperando sempre secar uma, para passar a outra demão.

Fórmulas:
1.
- Tinta de parede branco neve - 1 parte
- água - 3 partes

2.
- (PVA) branco neve - 2 partes
- cola branca cascorez rótulo azul - meia parte
- água - 2 partes
Esse primer é o mais utilizado. A primeira camada que você der na tela, coloque um pouquinho mais de água (meia parte). A segunda e a terceira coloque menos água.

3.
- cola branca - 100 g
- água - 1 litro
- branco de zinco(pigmento) - 10%

4.
Os antigos utilizavam essa:
- água - 1 litro
- gelatina em folha - 100gr
- gesso - 600gr
Derreter a gelatina na água quando esta estiver morna e acrescentar o gesso.

5.
Essa é bem antiga também, porém mais maleável.
- água - 1 litro
- gelatina - 50gr
- branco de zinco (pigmento) - 10%
- gesso - 1%
- glicerina - 100ml
Derreter a gelatina em água morna, colocar o pigmento, o gesso e a glicerina. Misturar tudo e dar pinceladas na tela.

Para ver todas as postagens deste tutorial clique aqui

----- X -----


Before beginning the painting we need to prepare the canvas or the object to be painted. This preparation is called PRIMER.

PRIMER is the protection of the painting against the fungi, against color changes and a neutralizer for the background of the painting. It is an insulation solution.

Some media for painting are considered vegetable fiber and cellulose. This pulp, according to their concentration, can react with the components of the ink (binder, pigment and solvent) causing changes in color, shedding the layers and fungi. To protect the paint against these effects we use a solution that we call insulation protection, base or primer.

The composition of the base should be similar to the composition of the paint you will use. Some formulas are adapted to all techniques. The industrial media are already prepared with insulation base. There are formulas for the preparation of the insulating bases that are safer than the industrials for the support we prepare ourselves. For example, on paper, “eucatex”, wood, MDF, ceramic, plastic, metal....
The bases for the paint should be applied in a maximum of 3 layers, always waiting to dry before applying the next layer.

Formulas:
1.
- Wall ink color “white snow” – 1 share.
- Water - 3 shares

2.
- (PVA) white snow - 2 shares
- White PVA glue blue label - half share.
- Water - 2 shares.
This primer is the most used. For the first layer put a little bit more water (half part). For the second and third layer use less water.

3.
- White glue - 100gr
- Water - 1 liter
- Zinc white (pigment) - 10%

4.
The former painter use this:
- Water - 1 liter
- Gelatin leaf - 100gr
- Plaster - 600gr
Melt the gelatin in warm water and add the plaster.

5.
This is quite old too, but more malleable.
- Water - 1 liter
- Gelatin - 50gr
- Zinc white (pigment) - 10%
- Plaster - 1%
- Glycerin - 100ml
Melt the gelatin in warm water, place the pigment, the plaster and glycerin. Mix everything and paint the canvas.

To view all posts of this how to click here

(Translation by Google)

11 comentários:

  1. Oi, Maria Elza, td bem?

    gostei do teu blog!! bastante informativo e bem esclarecer. fácil de entender e assimilar a aplicação das técnicas. parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola, vou aproveitar uma tela q comecei uma pintura q nao deu certo. Quero usar a primeira formula pq eh o material q ja tenho em casa, mas me resta uma duvida: em alguns outros sites e blogs diz q devo lixar a tela depois de seca, no caso depois das tres demaos de tinta de parede. Devo lixar mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Ola, vou aproveitar uma tela q comecei uma pintura q nao deu certo. Quero usar a primeira formula pq eh o material q ja tenho em casa, mas me resta uma duvida: em alguns outros sites e blogs diz q devo lixar a tela depois de seca, no caso depois das tres demaos de tinta de parede. Devo lixar mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Bartyra
    Se quiser ...pode.
    A tela ficará mais fina.
    Depende do trabalho e técnica que vc executar e do efeito que vc desejar dar ao trabalho.
    A maneira como ensinei no blog pode ser pintada com qualquer tema e com qualquer tinta.
    Na pintura de hoje,mais artesanal, com tinta a base de água, não vejo necessidade em lixar a tela...fica a gosto.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa informacao m Elza, como estou usando canetas Posca com a tinta acrilica vou querer lixar sim. Vai ficar fantastico! Na tela mais grossa a caneta agarra muito, lixando vai ficar perfeito! Agora sera q posso lixar tb as telas qja vem prontas p uso? Sera q estraga ou fica mais fina tb? Vc ja fez isso alguma vez? Deu certo?

    ResponderExcluir
  6. alguém sabe informar porque minhas pinturas a óleo ficam com umas manchas parecidas com rastro de lesma? Se é tecido, tinner ou tinta?

    ResponderExcluir
  7. Pode ser os 3.
    Tinta muito antiga.
    Tinta mal preparada, o tinner é bom para limpeza do material, não para diluir tinta. Use terebentina ou querozene na mistura correta. Para a mistura ficar muito boa o melhor é a terebentina.
    O tecido com goma dá alguns defeitos na pintura, se o tecido estiver com primer não há problemas.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela informação, é bom falar com quem entende. O tecido eu comprei pronto não sei qual o preparado que passaram nele. poderia me explicar o que é primer? Segundo sua explicação acho que o vilão é realmente o tinner. Fico muitíssimo agradecido.

    ResponderExcluir
  9. Neri...a resposta está nesse post...leia o princípio do texto que a explicação está dada...abçs

    ResponderExcluir

Devido ao grande número de "SPAM" que tenho recebido, os comentários estão sendo moderados. Faça o seu comentário conforme instruções abaixo e aguarde a liberação.
Comente a respeito do que achou deste artigo, dúvidas, críticas, sugestões...
Por favor, solicito não comentar sobre pedidos de ajuda, doações, correntes, caridade ou qualquer outro assunto não relacionado com o conteúdo do blog.
Obrigada.